Home / notícias / Palestra do Presidente

Palestra do Presidente

No dia 04 de abril, as 9.00 hs, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Humano e Saúde Ocupacional, o Presidente do IPSEMG, Dr. Antônio Caram, fez uma palestra, sobre o que e como será, o Edital para contratação de uma consultoria, que irá estudar e propor um novo modêlo de “Plano de Saúde”, para os servidores públicos de MG, através do IPSEMG.
Ele começou esclarecendo “o que não seria”:
“Não é privatização, não é redução de procedimentos, não é terceirização, não é término de pró-labore. Tudo irá continuar, só que sobre novas bases”!
Explicou que, não há como atender todo o Estado com recursos próprios devido a capilaridade de servidores, que estão distribuidos em quase todos os municípios, por isso será necessário o processo de credenciamento. Também a contribuição baseada no salário, não cobre a demanda de recursos financeiros para custear a saúde. O trabalho previsto não é para corrigir erros, nem remendar,(grifo nosso) o que existe, mas para elaborar um plano definitivo. É um trabalho complexo, que irá precisar de especialistas em diversas áreas: médica, odontólogica, administrativa, jurídica, atuarial etc…”
O Presidente esclareceu tambem, que sendo julgada a ADI, que deverá acabar com a contribuição compulsória, é intenção do Governador manter a mesma contribuição patronal, o que ajudará, para que a perda financeira não seja muito significativa, e com o término da reforma do Cardiominas, e a mudança do ambulatório também gerará economia. Falou da implantação do cartão magnético, que irá modernizar e permitir maior controle da massa de associados e dependentes.Falou que está em andamento projeto para convênios com rede de farmácias, para ampliar os benefícios da drogaria, que atende apenas à Capital e em dias e horas determinadas. Afirmou que, existimos para atender e servir ao funcionalismo, inclusive nós mesmos, e não estamos fazendo isto adequadamente!
Na abertura para perguntas, foram formuladas as seguintes questões:
-“Se, antes da implantação do novo plano de saúde, haverá adoção de fatores moderadores?”
Resp. :- Poderá haver, pois a Lei 64 prevê esta possibilidade, e a Diretoria de Saúde já tem estudos prontos, neste sentido.
_”Se a ADIn, que questiona a contribuição compulsória, for julgada procedente, antes da implantação do novo plano, como ficará o atendimento?
Resp.: – Há disposição do Governador, de manter sem cortes, o atendimento.
-” O que será o resultado do trabalho dessa consultoria?
Resp.:- Haverá no mínimo, tres alternativas apresentadas ao Governador, que optará por uma delas, e a enviará à Assembléia Legislativa, e sua tramitação poderá ser acompanhada por todas as partes interessadas.
O Presidente falou ainda sobre reformas que estão acontecendo no HGIP, e sobre os dois andares do Cardiominas, que abrigará o Ambulatório de Especialidades Médicas, e que deverá entrar em funcionamento, até o mês de agosto do corrente ano.

Veja também

37669684_1081264398709579_7169746266224590848_n

Projeto sobre o IPSEMG enviado pelo governo à ALMG enfraquece o Instituto e prejudica os servidores

Na última segunda-feira (15/4), o Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa de Minas ...