Home / notícias / Governo anuncia reajuste de 6,5% para os servidores públicos do Executivo

Governo anuncia reajuste de 6,5% para os servidores públicos do Executivo

A proposta foi mantida mesmo sobre protestos dos dirigentes sindicais presentes na reunião

A Diretoria do SISIPSEMG participou, na manhã desta quinta-feira (25/09), da 7° Reunião Ordinária do Comitê de Negociação Sindical (CONES), que teve como pauta a Política Remuneratória de 2014. Durante o encontro foi anunciada a proposta de reajuste de 6,5% para os servidores de Minas Gerais, inclusive os aposentados apostilados, com vigência a partir de janeiro de 2015.
A reunião aconteceu na Cidade Administrativa, e contou com a presença da Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Dra. Renata Vilhena, da Subsecretária de Gestão de Pessoas da SEPLAG, Dra. Fernanda Neves, além de representantes sindicais de diversas categorias.
Vale ressaltar, que o reajuste oferecido pelo Governo foi questionado por todos os sindicalistas, que afirmaram que o valor deveria ter sido de no mínimo 10%. Segundo a SEPLAG, o valor do reajuste foi influenciado pelo aumento nas despesas de pessoal no estado, em relação ao ano de 2013. E não poderá ser dado em outubro em função do Parecer da Advocacia Geral do Estado, que alega o período eleitoral.
Outro assunto abordado, na reunião, foi o Prêmio de Produtividade de 2013, a SEPLAG informou que as notas serão divulgadas na próxima reunião do CONES, que acontecerá em outubro. E o pagamento do mesmo só deve ocorrer no primeiro semestre de 2015.
Na ocasião a Presidente do SISIPSEMG, Maria Abadia de Souza, questionou o motivo do pagamento do Prêmio de Produtividade não acontecer ainda este ano, o que seria perfeitamente possível. Abadia também cobrou respostas sobre questões da pauta da categoria, entre elas a revisão da situação dos cargos comissionados apostilados do IPSEMG, que estão com os salários congelados há anos. Em relação aos apostilados, a Secretária da SEPLAG informou que foram realizados uma série de novos estudos do ponto de vista jurídico e financeiro. O estudo concluiu pela alteração da correlação de cargos inicialmente feita em 2007 para o atendimento a demanda apresentada. E um novo Projeto de Lei será encaminhado a ALMG após o período eleitoral.
O SISIPSEMG cobrou também um retorno sobre as reivindicações, específicas da categoria, que foram entregues na reunião com o Presidente do IPSEMG, Dr. Leonardo Tadeu Campera Brescia e a SEPLAG. 
Ao fim da reunião a SEPLAG ficou de encaminhar o Parecer Jurídico à Advocacia Geral, e se comprometeu a marcar uma reunião após receber o parecer dos sindicatos, para discutir a DATABASE.
O SISIPSEMG reafirma o nosso compromisso na luta pelo aumento real do salário da nossa categoria e demais benefícios.

Veja também

37669684_1081264398709579_7169746266224590848_n

Projeto sobre o IPSEMG enviado pelo governo à ALMG enfraquece o Instituto e prejudica os servidores

Na última segunda-feira (15/4), o Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa de Minas ...