Home / notícias / Sem previsão de aumento salarial, governo anuncia reajuste de apenas cinco reais no vale alimentação

Sem previsão de aumento salarial, governo anuncia reajuste de apenas cinco reais no vale alimentação

O valor foi recebido com indignação pelos representantes sindicais, mas não houve acordo para negociar
O valor foi recebido com indignação pelos representantes sindicais, mas não houve acordo para negociar

O SISIPSEMG participou, na sexta-feira (26/5), da reunião da Mesa de Negociação Sindical, com a presença do Sr. Carlos Calazans, assessor Chefe de Relações Sindicais, da subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Warlene Drumond, e representantes sindicais de diversas categorias. Na ocasião, o governo anunciou o reajuste do vale-alimentação de R$15,00 para R$ 20,00 diários, que será incluso na folha de pagamento de junho e começa a ser pago no mês de julho.

O valor reajustado foi recebido com indignação pela diretora do SISIPSEMG, Antonieta Dorledo, porque além de considerar a quantia aquém do necessário para os servidores, ela também questionou o fato de que a concessão de reajustes apenas de custeio prejudica, principalmente, os aposentados que continuam com os salários congelados. Além de questionar o valor, Antonieta e os demais dirigentes sindicais tentaram discutir uma nova proposta de reajuste, porém, não houve acordo.

Em relação a outras demandas dos servidores do Estado e da categoria, como promoções, progressões, plano de carreiras e 30 horas, o Sr. Calazans afirmou que algumas reivindicações estão sendo analisadas por equipes técnicas, mas que, diferentemente do que vinha sendo anunciado, pode ser que não haja uma melhora na situação financeira, mantendo o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Antonieta condenou a postura do governo de não adotar iniciativas concretas para atender as demandas dos servidores: “É insustentável continuar com essa negação das demandas do IPSEMG. O Instituto está sendo sucateado, nossos servidores estão sobrecarregados, nossos usuários estão sem atendimento e o governo não nomeia concursados. Não há valorização do Instituto e nem do servidor.” Outro ponto criticado por Antonieta, foi a falta de ações do governo para resgatar a seguridade social no IPSEMG, como, por exemplo, a devolução do dinheiro que foi retirado de forma arbitrária da previdência dos servidores.

Ao final da reunião, os dirigentes sindicais reafirmaram a importância de o governo manter aberto o diálogo com sindicatos, apresentando propostas que contemplem todas as categorias. Os sindicalistas também reforçaram a urgência no atendimento das pautas de reivindicações, principalmente as que não demandam investimento financeiro. O Sr. Carlos Calazans informou que as reuniões da Mesa de Negociação voltarão a ser mensais, e que as demandas continuarão a ser discutidas também em reuniões individuais de cada categoria.

Veja também

IMG-20240423-WA0023(1)

Em defesa do Instituto, servidores realizam abraço simbólico ao IPSEMG

Servidores do IPSEMG e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público de Minas Gerais, realizaram ...