Home / notícias / Frente Mineira de Defesa da Cemig realizará novo ato público contra o leilão de usinas 

Frente Mineira de Defesa da Cemig realizará novo ato público contra o leilão de usinas 

IMG_5304

A Presidente do SISIPSEMG, Maria abadia de Souza, compareceu na manhã desta terça-feira, 22/8, à reunião da coordenação da Frente Mineira de Defesa da Cemig, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante o encontro, foi feito um balanço das ações desenvolvidas e definidas novas estratégias contra o leilão das Usinas de Miranda, São Simão e Jaguara.

Após a repercussão positiva da visita da Frente à Brasília, no dia 8/8, e da manifestação na Usina de Miranda, no dia 18 de agosto, um novo ato já está marcado para a próxima sexta-feira, 25/8, na Usina de São Simão, localizada em Santa Vitória, na divisa de Minas Gerais com Goiás. Um grupo de aproximadamente 100 manifestantes está acampado no local, desde a semana passada.

Durante a reunião, a coordenação da Frente destacou a vitória parcial da Cemig com a liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que acatou ação popular e determinou a suspensão do leilão. No entanto, os coordenadores reforçaram a necessidade de continuar com a mobilização social e a pressão política para impedir a venda das hidrelétricas.

De acordo com o deputado Rogério Correia, Coordenador da Frente, a intenção é mobilizar também a população, mostrando os reflexos do leilão para a sociedade, principalmente no aumento da tarifa para os usuários.

Outras deliberações da reunião 

Na ocasião, ficou definido, ainda, que a frente irá coordenar ações populares contra o leilão, com ênfase principalmente na defesa dos consumidores, questionando o aumento da tarifa.

A frente também irá acionar as câmaras municipais de todo o Estado, para que se posicionem contra o leilão das usinas e realizem audiências públicas e moções de repúdio.

Também ficou acertado que será realizado um grande encontro de juristas com a Ordem dos Advogados (OAB-MG) com o objetivo de realizar um debate amplo sobre a concessão das usinas. O evento será organizado pelo representante do Ministério Público, Antônio de Padova.

Além disso, os movimentos sociais também irão usar as Plenárias populares e os Fóruns regionais para protestar contra o leilão.

Outro ato público deve ser realizado, no início de setembro, na Usina de Jaguara.

Entenda o caso

Em 1997, a CEMIG firmou contrato de concessão de geração de energia com o Governo Federal das hidrelétricas de São Simão, Jaguara e Miranda, localizadas no Triângulo Mineiro. A Empresa teria a garantia de renovação automática da concessão por mais 20 anos, se fizesse os ajustes para operações adequadas, o que foi cumprido, com investimentos necessários e atendimento dos requisitos contratuais para fazer jus à renovação das concessões, inclusive, sendo repassado o valor destes investimentos aos consumidores mineiros. Porém, o governo Michel Temer, desconsiderou o contrato, e agora quer privatizar as usinas.

As três hidrelétricas são responsáveis por metade da produção de energia da Companhia, e caso a venda se concretize, reduzirá a capacidade de geração, aumentando o valor da tarifa energética para as empresas e os cidadãos.

Veja também

calen

Censo Previdenciário: prazo para regularização termina na próxima semana

Os pensionistas do IPSEMG, aposentados ou afastados preliminarmente do Poder Executivo que ainda não realizaram o ...