Home / notícias / Servidores do IPSEMG participam de Audiência Pública sobre a reforma administrativa no Estado

Servidores do IPSEMG participam de Audiência Pública sobre a reforma administrativa no Estado

Nessa quarta-feira (20/3), servidores do IPSEMG lotaram o Auditório José Alencar, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para acompanhar a Audiência Pública que debateu a proposta do governo para reforma administrativa no estado.

A Audiência, realizada em conjunto pelas Comissões de Constituição e Justiça, Saúde, Administração Pública e Fiscalização Financeira e Orçamentária, contou com a presença de deputados, representantes de entidades sindicais e servidores públicos de diversos setores. Também estiveram presentes na ocasião o secretário de Estado de Governo, Custódio Mattos e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Levy Reis.

Durante todo o dia, deputados, representantes do governo e servidores debateram a proposta. Entre outras medidas, o Projeto de Lei (PL) 367/19 prevê a redução das atuais 21 secretarias de Estado para 12.

Indignados com a proposta da reforma administrativa que vincula o IPSEMG à Secretaria de Estado de Fazenda, servidores do Instituto protestam durante toda a Audiência e cobraram do governo mais investimentos e o fortalecimento da Instituição.

Durante a fala na Audiência, a diretora do SISIPSEMG, Tieta, ressaltou a importância do IPSEMG para os servidores públicos e a população de Minas Gerais e lembrou que o Instituto passa por um momento gravíssimo. “Os governos recolhem o dinheiro da contribuição dos contracheques dos servidores, mas não repassam ao Instituto. Com isso, estão sucateando o nosso patrimônio. É de suma importância que a situação do IPSEMG seja debatida com os seus legítimos donos, que são os servidores públicos do Estado”. A diretora lembrou também que esteve, juntamente com outras entidades sindicais, em uma reunião com secretário da Seplag exigindo que o governo retire da proposta de reforma o encaminhamento do IPSEMG para a Secretaria da Fazenda. “Não vamos permitir que a Secretaria da Fazenda assine o atestado de óbito do IPSEMG. Estamos aqui defendendo um patrimônio nosso, o Instituto  possui recurso próprio”, finalizou.

Situação do IPSEMG será debatida em Audiência Pública no dia 26

Na próxima terça-feira (26/3), às 14h30, a situação atual do IPSEMG será amplamente discutida em Audiência Pública, na Comissão de Administração Pública, no Plenarinho IV da ALMG.

O requerimento para a realização da Audiência foi aprovado após intensa cobrança do SISIPSEMG, juntamente com diversos sindicatos do funcionalismo público de Minas Gerais.

Veja também

calen

Censo Previdenciário: prazo para regularização termina na próxima semana

Os pensionistas do IPSEMG, aposentados ou afastados preliminarmente do Poder Executivo que ainda não realizaram o ...