Home / notícias / Servidores do IPSEMG participam de Audiência Pública sobre a reforma administrativa no Estado

Servidores do IPSEMG participam de Audiência Pública sobre a reforma administrativa no Estado

Nessa quarta-feira (20/3), servidores do IPSEMG lotaram o Auditório José Alencar, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para acompanhar a Audiência Pública que debateu a proposta do governo para reforma administrativa no estado.

A Audiência, realizada em conjunto pelas Comissões de Constituição e Justiça, Saúde, Administração Pública e Fiscalização Financeira e Orçamentária, contou com a presença de deputados, representantes de entidades sindicais e servidores públicos de diversos setores. Também estiveram presentes na ocasião o secretário de Estado de Governo, Custódio Mattos e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Levy Reis.

Durante todo o dia, deputados, representantes do governo e servidores debateram a proposta. Entre outras medidas, o Projeto de Lei (PL) 367/19 prevê a redução das atuais 21 secretarias de Estado para 12.

Indignados com a proposta da reforma administrativa que vincula o IPSEMG à Secretaria de Estado de Fazenda, servidores do Instituto protestam durante toda a Audiência e cobraram do governo mais investimentos e o fortalecimento da Instituição.

Durante a fala na Audiência, a diretora do SISIPSEMG, Tieta, ressaltou a importância do IPSEMG para os servidores públicos e a população de Minas Gerais e lembrou que o Instituto passa por um momento gravíssimo. “Os governos recolhem o dinheiro da contribuição dos contracheques dos servidores, mas não repassam ao Instituto. Com isso, estão sucateando o nosso patrimônio. É de suma importância que a situação do IPSEMG seja debatida com os seus legítimos donos, que são os servidores públicos do Estado”. A diretora lembrou também que esteve, juntamente com outras entidades sindicais, em uma reunião com secretário da Seplag exigindo que o governo retire da proposta de reforma o encaminhamento do IPSEMG para a Secretaria da Fazenda. “Não vamos permitir que a Secretaria da Fazenda assine o atestado de óbito do IPSEMG. Estamos aqui defendendo um patrimônio nosso, o Instituto  possui recurso próprio”, finalizou.

Situação do IPSEMG será debatida em Audiência Pública no dia 26

Na próxima terça-feira (26/3), às 14h30, a situação atual do IPSEMG será amplamente discutida em Audiência Pública, na Comissão de Administração Pública, no Plenarinho IV da ALMG.

O requerimento para a realização da Audiência foi aprovado após intensa cobrança do SISIPSEMG, juntamente com diversos sindicatos do funcionalismo público de Minas Gerais.

Veja também

image

Governo ‘antecipa’ parcela do 13º de abril para servidores

O Governo de Minas Gerais vai antecipar em quatro dias a parcela do 13º de ...