Home / notícias / Deputados cancelam sessão na ALMG para tentar acordo sobre reforma administrativa de Zema

Deputados cancelam sessão na ALMG para tentar acordo sobre reforma administrativa de Zema

Por falta de acordo em torno da reforma administrativa, os deputados estaduais suspenderam inicialmente e, pouco tempo depois, cancelaram a reunião plenária, marcada para tarde desta quinta-feira, que poderia se tornar a primeira para a discussão do texto encaminhado à Casa pelo governo Romeu Zema (Novo).

Os líderes dos blocos da situação e oposição estão reunidos a portas fechadas no Edifício Tiradentes, anexo da sede do Legislativo.

Na pauta, uma tentativa de acordo em torno das mais de 200 emendas já apresentadas à reforma. O relator do texto, João Magalhães (MDB), acatou 41 sugestões dos parlamentares, mas a expectativa é que um novo relatório seja apresentado.

A partir da leitura do novo texto, é aberto o prazo para discussão em até quatro reuniões plenárias. Terminada essa fase, há a votação. A aprovação ocorre por maioria simples com pelo menos 39 deputados em plenário.

Entre as regras previstas no texto está a redução de 22 secretarias para 12, cortes no número de cargos comissionados e proibição do acúmulo de funções de secretários com cadeiras em conselhos administrativos de estatais.

O fim de 80 mil vagas nas escolas em tempo integral é o motivo da polêmica entre governo e oposição e emperra a votação da reforma administrativa na Assembleia Legislativa.

Duas emendas apresentadas pelos blocos da oposição e independentes foram apresentadas ontem prevendo a manutenção dessas vagas. Os parlamentares querem a inclusão dessas emendas no relatório do deputado João Magalhães. O governo bate o pé contra a alteração.

“Estamos tentando um acordo político em torno da escola em tempo integral. Mas o governo não está concordando, o que está gerando o impasse”, afirmou o deputado André Quintão, líder do bloco da oposição.

Fonte: Jornal Estado de Minas

Veja também

IMG-20240423-WA0023(1)

Em defesa do Instituto, servidores realizam abraço simbólico ao IPSEMG

Servidores do IPSEMG e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público de Minas Gerais, realizaram ...