Home / notícias / SISIPSEMG participa de reunião com o Secretário de Planejamento para tratar pauta do IPSEMG e dos servidores públicos

SISIPSEMG participa de reunião com o Secretário de Planejamento para tratar pauta do IPSEMG e dos servidores públicos

Nessa quarta-feira (4/9), a diretoria do SISIPSEMG reuniu, juntamente com representantes dos sindicatos do Poder Executivo, com o Secretário de Estado e Planejamento, Otto Levy, para cobrar do governo, entre outras questões, o fortalecimento do IPSEMG e a realização de concursos públicos.

Durante a reunião, realizada na Cidade Administrativa, o secretário informou que o orçamento do IPSEMG, para o ano de 2019, deve alcançar mais de um bilhão de reais, sendo o maior valor já executado na história do Instituto. Ainda, segundo o secretário,  o governo do Estado está repassando rigorosamente os pagamentos devidos ao IPSEMG – relativos à contribuição do servidor e a parte patronal. Também foi informado que desde o dia 1º de setembro todos pagamentos dos credenciados foram colocados em dia.

Na ocasião, foi informado também que o governo atual pagou R$ 300 milhões em dívidas e que a gestão anterior deixou de repassar R$ 400 milhões de contribuição patronal para o Instituto. Vale ressaltar, que essa dívida permanece para o governo atual para ser repassada, posteriormente, à autarquia.

Além disso, o secretário reforçou para os sindicatos que o atual governo não possui a intenção de privatizar o IPSEMG e que, inclusive, irá realizar concursos para preenchimento de vagas posteriormente.

Em relação a questão previdenciária, o secretário se comprometeu a iniciar uma discussão com os sindicatos, já que no final do ano haverá uma transferência de recursos do Governo Federal para os estados que deverão ser utilizados exatamente para os fundos previdenciários.

Outro ponto importante tratado na reunião, foi o retorno do pagamento dos salários  para o quinto dia útil. Os sindicatos também exigiram que seja quitado o restante do décimo terceiro salário de 2018 e que seja realizado o pagamento do benefício de 2019 antes do Natal. Em resposta, o secretário ficou de dar um posicionamento sobre as questões até meados de outubro. Segundo ele, se der certo uma operação financeira que o Estado está realizando a nível internacional, a intenção é colocar os salários em dia no mês dezembro e efetuar o pagamento do 13º de 2019 até o dia 21 do mesmo mês, para todos os servidores públicos de Minas Gerais. Além disso, se a operação for concretizada, em outubro o governo termina de pagar o 13º de 2018.

Para finalizar, os sindicatos cobraram do secretário que seja providenciada a conclusão das obras no HGIP e também a instalação no hospital da ressonância magnética, já que o local possui espaço físico e trata-se de  um dos exames mais difíceis de ser realizado, atualmente, pelo IPSEMG em Belo Horizonte.

Além das pautas conjuntas, o SISISPSEMG também saiu da reunião com uma agenda específica da nossa categoria para a reposição das perdas inflacionárias e incorporação da ajuda de custo.

Em reunião do Conselho Deliberativo, realizada durante a manhã de ontem, foi aprovado também o credenciamento emergencial no Odontológico para evitar uma pane no atendimento do setor.

Veja também

prog

IPSEMG publica novas promoções e progressões 

O IPSEMG publicou na edição de sábado (16/3) do Diário Oficial do Estado mais uma ...