Home / Destaques / Outubro Rosa alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 90 com o intuito de estimular a participação da população no controle do câncer de mama e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil e responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. É importante esclarecer que existem diversos tipos de câncer de mama, sendo que alguns evoluem de forma rápida, outros, não.

A doença não possui uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver o câncer de mama, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Vale ressaltar, ainda, que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. É extremamente importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. O diagnóstico precoce é essencial para a cura da doença.

Com informações: INCA

Veja também

images (2)

MAIS UMA VITÓRIA PARA OS SERVIDORES E USUÁRIOS DO IPSEMG

COMUNICADO IMPORTANTE! O Hospital César Leite, em Manhuaçu, voltará atender, imediatamente, os beneficiários do IPSEMG. ...