Home / notícias / Em Audiência Pública, servidores cobram isonomia de tratamento por parte do governo do Estado

Em Audiência Pública, servidores cobram isonomia de tratamento por parte do governo do Estado

Na tarde dessa quarta-feira (11/3), os servidores do IPSEMG participaram de Audiência Pública da Comissão de Educação, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na ocasião, trabalhadores de diversas categorias lotaram o Auditório para cobrar do governo do Estado que fosse sancionada a emenda ao PL 1.451/20, que garantiria a recomposição salarial para todo o funcionalismo público.

A Audiência foi solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira e contou com a presença de deputados, representantes sindicais e da Assessora Chefe de Relações Sindicais da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Helga Gonçalves de Almeida.

Em sua fala, a presidente do SISIPSEMG, Maria Abadia de Souza, que compôs a mesa de debate, defendeu a isonomia de tratamento e a valorização de todos os servidores públicos.

Durante a audiência, os presentes foram informados sobre a decisão do governador Romeu Zema de vetar a emenda e aprovar apenas parte do acordo que o próprio governo havia negociado com os servidores da segurança.

Após o anúncio, a deputada Beatriz Cerqueira e os sindicalistas criticaram duramente as alegações do governador para os vetos. Eles também fizeram questão de reforçar o compromisso em permanecer lutando para derrubar o veto.

Conforme o artigo 222 do Regimento Interno da Assembleia, uma vez lidos e publicados, os vetos são analisados por uma comissão especial, sendo que a Assembleia tem até 30 dias, após o recebimento em Plenário, para apresentar parecer. Caso a comissão não o faça, os vetos são incluídos na ordem do dia do Plenário e passam a ter prioridade de votação sobre as demais matérias.

Vale ressaltar, ainda, que se o veto for rejeitado, a proposição de lei é enviada ao Governador do Estado para promulgação. Caso não seja promulgada dentro de quarenta e oito horas, o Presidente da Assembleia a promulgará.

Diante disso, ressaltamos que todos os servidores precisam permanecer unidos e mobilizados para continuar a nossa luta pela recomposição salarial da categoria.

Veja também

IMG-20240423-WA0023(1)

Em defesa do Instituto, servidores realizam abraço simbólico ao IPSEMG

Servidores do IPSEMG e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público de Minas Gerais, realizaram ...