Home / notícias / SISIPSEMG na Mídia: Servidores do estado protestam contra Reforma da Previdência em frente à Assembleia

SISIPSEMG na Mídia: Servidores do estado protestam contra Reforma da Previdência em frente à Assembleia

Uma manifestação dos servidores da Polícia Civil e do Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg), na manhã desta quarta-feira (8), ocupou a portaria principal da Assembleia Legislativa (ALMG), em Belo Horizonte. Eles protestam contra o projeto da reforma previdenciária enviada pelo governador Romeu Zema (Novo) e em tramitação na Casa.

De acordo com o sindicato dos servidores do Ipsemg, não houve diálogo entre o governo do estado e os trabalhadores. A categoria também critica a tramitação do projeto durante a pandemia. Os servidores alegam que pretendem barrar a avaliação da proposta até que sejam ouvidos.

Entre as reivindicações está a preocupação com o fim do Instituto de Previdência no modelo em que opera atualmente. O governo do estado pretende criar o MGPrev, uma nova autarquia de previdência para os servidores civis do estado.

Além do Ipsemg, os servidores da própria casa legislativa e os policiais civis também não concordam com os termos previstos no documento enviado à ALMG e protestam pela tramitação da reforma sem diálogo com a categoria.

O G1 entrou em contato com o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, mas até as 11h19 não houve retorno.

Tramitação na Assembleia

Na terça-feira (7), a Comissão de Administração Pública da Assembleia deu parecer favorável à proposta do governo, que segue, agora, para análise da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social.
Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou pareceres que retiram itens administrativos da reforma dos servidores públicos. Na ocasião, foram apresentados substitutivos que propõem o desmembramento da PEC 55/20 e do PLC 46/20. Ele separa os assuntos diretamente ligados à previdência das questões apenas administrativas e que alteram a política remuneratória dos servidores.

O que diz o governo

O governo do estado afirmou que a Reforma da Previdência, apresentada pelo Governo de Minas para os servidores públicos estaduais, segue um movimento mundial que busca garantir sustentabilidade agora e no futuro para as aposentadorias. Acrescentou ainda que as mudanças previstas não afetam os benefícios já usufruídos pelos servidores e respeitam o direito adquirido, assim como o abono permanência.

Fonte: G1 Minas

Veja também

37669684_1081264398709579_7169746266224590848_n

Projeto sobre o IPSEMG enviado pelo governo à ALMG enfraquece o Instituto e prejudica os servidores

Na última segunda-feira (15/4), o Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa de Minas ...