Home / notícias / Em Seminário, presidente do SISIPSEMG defende a paralisação da tramitação da reforma na ALMG

Em Seminário, presidente do SISIPSEMG defende a paralisação da tramitação da reforma na ALMG

Dando continuidade às ações do SISIPSEMG contra as propostas do governo do Estado que extinguem o IPSEMG e retiram direitos dos servidores, a presidente do Sindicato, Maria Abadia de Souza, participou, nesta terça-feira (14/7), do Seminário Reforma da Previdência do Estado, realizado pela ALMG.

Neste segundo dia de debate na Assembleia sobre a proposta de reforma da previdência, foram ouvidos representantes de diversas entidades sindicais dos servidores públicos de Minas Gerais.

Durante a participação no Seminário, Abadia destacou a preocupação do Sindicato com a fragmentação do IPSEMG a partir da criação da nova autarquia, a MGPrev. “Todos os servidores e deputados devem refletir sobre o futuro do IPSEMG”, afirmou.

Outro ponto destacado foi a impossibilidade da discussão da reforma neste momento. “Estamos no meio da pandemia, não tem como discutir uma proposta como essa enquanto temos servidores da área da saúde que estão no hospital arriscado as suas vidas salvando outras pessoas”, reforçou.

A presidente do SISIPSEMG lembrou, ainda, toda a luta do Sindicato para retomar a autonomia administrativa e financeira do IPSEMG. Segundo ela, o relatório de gestão do Ipsemg relativo a 2019 não aponta nenhum problema de atuação. Por isso, não justifica o governo querer acabar com o Instituto neste momento. “Não faz sentido criar uma nova autarquia, com diversos cargos comissionados, para substituir outra que está funcionando bem”, destacou.

Outro ponto criticado foi o fato da proposta aumentar as alíquotas e os descontos na folha de pagamento dos servidores que estão há mais de 10 anos sem reajuste salarial.

Para finalizar, Abadia ressaltou também que um dos problemas dessa reforma é o número de servidores não concursados, principalmente no IPSEMG, que não contribuem para a previdência. Também voltou a reforçar que não há tempo hábil para a discussão, já que os servidores não poderão participar e o seminário seria insuficiente. Portanto, a proposta do Sindicato é paralisar a tramitação das propostas e só retomar a discussão após a pandemia.

Confira abaixo o vídeo exibido pelo SISIPSEMG no Seminário Virtual Reforma da Previdência de Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (14/7).

Veja também

20240418_154618

Confraternização dos aposentados

Nessa quinta-feira (18/4), servidores aposentados do IPSEMG se reuniram para a confraternização mensal realizada na ...