Home / notícias / SISIPSEMG na Mídia: Servidores criticam cisão do Ipsemg

SISIPSEMG na Mídia: Servidores criticam cisão do Ipsemg

A reforma da Previdência proposta pelo governador Romeu Zema (Novo) prevê a criação de nova autarquia — a MGPrev — para controlar temas que, atualmente, estão sob os cuidados do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Segundo o Executivo, a divisão é essencial para melhorar a gestão previdenciária estadual e não irá onerar os cofres públicos. Entidades de classe, contudo, contestam a ideia — que tornaria o Ipsemg órgão voltado exclusivamente a questões ligadas à saúde dos servidores públicos.

O assunto foi debatido nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa. Durante audiência pública promovida pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, parlamentares, representantes do funcionalismo e do governo divergiram sobre a necessidade de criação da MGPrev.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Otto Levy, alegou que o objetivo é “unir” funções espalhadas por entes da administração estadual.

“A MGPrev iria concentrar atividades que estão dispersas: parte está no Ipsemg, parte na Seplag e parte em diversas autarquias e fundações do estado. Todo esse processo seria centralizado na MGPrev”, justificou.

A MGPrev foi chamada de “aberração” pela diretora de Relações Institucionais do Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (SISIPSEMG), Antonieta Faria. Ela defendeu o fortalecimento do Ipsemg. “Não deve se falar em criar nada. Tem que se falar em fortalecer, fazer concursos. Juntem os cargos da Previdência que estão espalhados e coloquem no Ipsemg”, pediu.

Segundo Otto Levy, o Ipsemg teve, no ano passado, orçamento próximo a R$ 1,2 bilhão. Ele disse que a gestão Zema ampliou a rede de unidades de saúde credenciadas ao instituto. Ainda conforme o chefe do Planejamento estadual, os repasses aos hospitais estão em dia.

Fonte: Jornal Estado de Minas (com modificações)

Veja também

20240418_154618

Confraternização dos aposentados

Nessa quinta-feira (18/4), servidores aposentados do IPSEMG se reuniram para a confraternização mensal realizada na ...