Home / notícias / SISIPSEMG participa de reunião com o presidente da CPI do Rioprevidência

SISIPSEMG participa de reunião com o presidente da CPI do Rioprevidência

Nesta sexta-feira (21/8), a presidente do SISIPSEMG, Maria Abadia de Souza, participou, juntamente com outras entidades sindicais, de reunião virtual com o deputado Flávio Serafini da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O parlamentar preside a CPI do RioPrevidência, que investiga as operações financeiras realizadas pelo Fundo Único de Previdência Social do Estado, nos últimos anos.

Durante a reunião, organizada pela deputada Andréia de Jesus, o deputado apresentou um histórico da previdência no Estado do Rio de Janeiro e, em seguida, fez um detalhamento das ações que levaram às investigações da CPI, incluindo o prejuízo bilionário causado ao Rioprevidência em decorrência de operações de crédito por antecipação de receitas, no período em que o atual secretário da Fazenda de Minas, Gustavo Barbosa, dirigiu o órgão.

Na ocasião, a presidente do SISIPSEMG, Abadia, agradeceu ao deputado pela disponibilidade e ressaltou que o Sindicato tem denunciado e alertado constamente os servidores e deputados mineiros sobre a situação enfrentada pelo Rio de Janeiro e os riscos de acontecer o mesmo em Minas. Abadia também falou sobre a importância do IPSEMG para todo o funcionalismo público e afirmou que após ouvir os esclarecimentos do deputado fica ainda mais claro quais são as intenções do governo de Minas com a criação da MGPrev. “Se a reforma for aprovada aqui, será muito pior do que foi no Rio de Janeiro. O servidor pagará toda a conta”, ressaltou.

O deputado Professor Cleiton, que também participou da reunião, afirmou que tem realizado um verdadeiro trabalho investigativo em Minas. O parlamentar reforçou, ainda, que não há transparência nenhuma no que foi apresentado pelo governo do Estado e destacou que já solicitou documentos à CPI da Rioprevidência e ao Ministério Público do Rio para ter acesso a informações relacionadas aos prejuízos sofridos pelo Rioprevidência.

O deputado Flávio Serafini afirmou que Minas Gerais está vivenciando, neste momento, o que o Estado do Rio de Janeiro vivenciou em três momentos diferentes. Para o deputado, o governo de Minas está tentando fazer uma mega reforma realizando, de uma única vez, tudo que foi feito fatiado, ao longo de 18 anos no Rio. “O que eles estão tentando é uma mega reforma do Estado para retirar direitos dos servidores, então vocês devem ficar muito atentos”, ressaltou. O deputado destacou também que os sindicatos e deputados mineiros precisam resistir e lutar contra esses ataques contra os servidores públicos. “Eles estão querendo repetir em outros Estados o que foi feito aqui no Rio de Janeiro”.

O parlamentar afirmou que pretende concluir a CPI da Rioprevidência nas próximas semanas e se colocou à disposição para o que os sindicatos e deputados necessitarem.

Veja também

IMG-20240419-WA0023

Ipsemg alerta sobre golpes envolvendo solicitação de dinheiro

  De acordo com o IPSEMG, beneficiários vêm recebendo, por meio de mensagens de texto, ...