Home / notícias / Em Audiência, na Assembleia, SISIPSEMG defende fortalecimento do IPSEMG

Em Audiência, na Assembleia, SISIPSEMG defende fortalecimento do IPSEMG

Foto: Divulgação ALMG
Foto: Divulgação ALMG

Dando continuidade à luta em defesa do IPSEMG e da valorização dos servidores, a presidente do SISIPSEMG, Tieta, participou na tarde desta sexta-feira (18/6), de Audiência Pública, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que debateu a situação da atual gestão do Instituto.

A reunião foi realizada pela Comissão de Administração Pública, no Auditório José Alencar, após o requerimento da deputada Beatriz Cerqueira, atendendo demanda dos sindicatos de servidores públicos.

A deputada Beatriz iniciou a reunião com um histórico das ações do seu mandato em defesa do Instituto, incluindo a luta contra a proposta da reforma da previdência que previa o desmonte do órgão. Beatriz ressaltou que a retirada do IPSEMG da reforma só foi possível com muito trabalho e mobilização. A parlamentar destacou, ainda, a importância do Instituto para os servidores públicos de Minas Gerais.

A Audiência contou com a presença de representantes dos servidores de diversas áreas do serviço público do Estado, como saúde, educação, justiça e agropecuária. Entre os principais problemas citados pelas entidades, estão a falta de autonomia administrativa do Instituto e a urgência na realização de concurso público para suprir a necessidade de servidores na Instituição, questões fundamentais para melhorar as condições de trabalho da categoria e o atendimento aos usuários. Os sindicatos também se mostraram preocupados com mudança na presidência do Instituto sem que as entidades fossem informadas. Os problemas relativos ao atendimento médico hospitalar aos usuários, principalmente no interior, também foram colocados na reunião.

Em sua participação na Audiência, Tieta, fez questão de agradecer à comissão pela aprovação em tempo recorde da reunião devido a importância do tema discutido e destacou, ainda, que a deputada Beatriz tem honrado o compromisso feito com o IPSEMG. Tieta agradeceu também às entidades sindicais que estão na luta pelo Instituto.

Na ocasião, a presidente do SISIPSEMG criticou o uso político do IPSEMG pelos governos e relembrou todos os esforços dos servidores para preservar o Instituto, mesmo diante de todas as tentativas de desmonte enfrentadas ao longo dos anos, inclusive durante a reforma da previdência. “É muito complicado essa transição sem a participação dos servidores. O Instituto tem autonomia financeira, mas não administrativa”, afirmou.

Tieta reforçou a urgência na realização do concurso público e a necessidade de ampliar o número das vagas, já que o déficit de servidores é enorme. Ela também cobrou uma reunião com o novo presidente, em caráter de urgência, para tratar os assuntos de interesse da categoria. “Precisamos pontuar questões específicas, como o concurso, o aumento das vagas, o plano de carreira dos servidores, a incorporação da ajuda de custo e as 30 horas, entre outros pontos. Os servidores estão trabalhando em exaustão por escassez de profissionais”, ressaltou. Outra cobrança feita foi para que o presidente do IPSEMG assumisse o compromisso de trabalhar para fortalecer o Instituto, como saúde, previdência e assistência.

Após ouvir as entidades, o presidente do Instituto, Thiago Bernardo Borges, se comprometeu a reunir com os sindicatos para discutir as demandas.

Ao final da Audiência, a deputada Beatriz Cerqueira informou que irá enviar também requerimentos ao presidente do IPSEMG solicitando a apresentação do planejamento de gestão, realização de concurso público, retomada das reuniões ordinárias do Conselho de Beneficiários e a reivindicação das reformas no HGIP.

Veja também

IMG-20240423-WA0023(1)

Em defesa do Instituto, servidores realizam abraço simbólico ao IPSEMG

Servidores do IPSEMG e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público de Minas Gerais, realizaram ...