Home / notícias / Reforma administrativa volta ao debate na Assembleia

Reforma administrativa volta ao debate na Assembleia

A reforma administrativa que está em tramitação no Congresso Nacional será tema mais uma vez, de audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será realizada nesta quinta-feira (15/7), às 9 horas, no Auditório José Alencar.

A finalidade da audiência será debater as implicações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, sobre os serviços e os servidores públicos. A proposição faz profundas mudanças nas atuais regras da administração pública, impactando em questões como estabilidade e remuneração dos servidores, formas de ingresso no serviço público e abre possibilidade, por exemplo, de parcerias com a iniciativa privada para trabalhos, atualmente, a cargo do Estado.

Na última audiência sobre o assunto realizado pela comissão, os participantes se manifestaram contra a reforma administrativa e denunciaram que as mudanças retiram direitos dos servidores, garantias da sociedade e permitem a privatização de serviços essenciais.

Um dos autores do requerimento para a reunião, o presidente da comissão, deputado Celinho Sintrocel corrobora com as manifestações. “É uma proposta de dissolução do Estado nacional. Não trata de reorganização do serviço público. Em um momento desses de crise econômica, crise sanitária, crise política, não pode prosperar. Ela prejudica os servidores e aponta para uma privatização do que não pode ser privatizado, que é a alma do Estado nacional”, afirma.

O deputado André Quintão, também autor do requerimento para debater a questão, concorda com o colega parlamentar. “É fundamental a mobilização e o acompanhamento da tramitação da Reforma Administrativa no Congresso, que precisa ser derrotada. A PEC 32 representa um desmonte das políticas públicas essenciais, com retrocessos e repercussões profundas nos Estados, para os servidores e, principalmente, para as populações mais pobres”, acrescenta.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Fonte: ALMG (com modificações)

 

Veja também

IMG-20240423-WA0023(1)

Em defesa do Instituto, servidores realizam abraço simbólico ao IPSEMG

Servidores do IPSEMG e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público de Minas Gerais, realizaram ...