Home / notícias / Relatório da PEC 32 mantém estabilidade para todos os servidores públicos, mas possibilita “farra” dos contratos temporários

Relatório da PEC 32 mantém estabilidade para todos os servidores públicos, mas possibilita “farra” dos contratos temporários

O relatório do deputado federal Arthur Maia (DEM-BA) sobre a PEC 32/20 na Comissão Especial foi protocolado na tarde de terça-feira (31/8) na Câmara dos Deputados e apresentado de forma completa em sessão da Comissão Especial na quarta-feira (1º/9).

A manutenção da estabilidade foi uma das grandes lutas da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) desde a chegada do texto da Reforma Administrativa ao Congresso Nacional e foi conquistada no relatório. No entanto, existem pontos preocupantes. É o caso dos contratos temporários, que foram mantidos entre os vínculos. O relatório retira apenas o contrato indeterminado e o vínculo de experiência. “O nosso temor é que a contratação temporária se torne regra, substituindo a regra do concurso público e da estabilidade”, destaca o presidente da Servir Brasil, deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF).

O relatório prevê que estados e municípios poderão definir em lei própria quais atividades serão temporárias, o que pode colocar em risco categorias ligadas à educação e saúde. Os contratos temporários, mesmo com os direitos mínimos, não tratam da impossibilidade de demissão que não seja através da avaliação de desempenho, mesmo que o relator tenha dito durante a coletiva, que o “contrato temporário será feito mediante seleção simplificada, com um prazo, terá avaliação de desempenho e não será para as carreiras exclusivas de Estado”.

O novo texto da Reforma Administrativa ainda abre brecha para a terceirização irrestrita; a possibilidade de uma Medida Provisória regulamentar a perda do cargo por desempenho insatisfatório; a previsão de que uma revogação ou alteração na lei possa retirar direitos garantidos aos atuais servidores; a autorização da redução de jornada e de remuneração para futuros servidores; a demissão por decisão colegiada não transitada em julgado; e a possibilidade de extinção de cargos por obsolescência, com desligamento do servidor.

Quando somados, esses fatores possuem a força de afastar e inutilizar o concurso público, haja vista que quando combinados, a terceirização e a contratação de temporários, realizada por procedimento simplificado, o instituto do concurso público como se conhece hoje poderá ficar no esquecimento. “O relatório apresentado hoje é a reafirmação da decadência dos serviços públicos já preconizada no texto da PEC 32. Deve ser inteiramente rejeitado!”, avalia o deputado federal Milton Coelho (PSB-PE), Coordenador de Orçamento Público da Servir Brasil.

O relator também anunciou que fará uma definição das carreiras típicas de estado. Para o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), Coordenador de Estabilidade da Servir Brasil, o conceito deve incluir categorias essenciais para o serviço público, como a educação. “A educação é central para o desenvolvimento de um país, portanto, devia ser considerado carreira típica de estado”, afirma.

Mudanças positivas

O novo relatório apresenta mudanças que a Servir Brasil considera positivas e que foram batalhas da Frente. A estabilidade é o ponto principal, mas a também que se destacar o formato da avaliação de desempenho, que incentivará a melhor prestação de serviços, a manutenção do atual estágio probatório, após a retirada do vínculo de experiência, com mais avaliações, sendo seis semestrais, e ainda a permanência dos servidores públicos efetivos no regime próprio de previdência. “Conseguimos manter a estabilidade para todos os serviços, inclusive os novos. Isso está garantido”, ressalta o deputado federal Professor Israel Batista, presidente da Servir Brasil.

Segundo o deputado Arthur Maia, nenhum servidor será demitido de maneira imotivada. “Qualquer demissão será submetida a avaliação de desempenho. Só a avaliação insuficiente poderá demitir e isso só vale para os novos entrantes. A estabilidade está integralmente preservada, como uma garantia da sociedade”, acrescenta.

Também foi retirada a possibilidade de demissão de chefias por motivos políticos partidários, assim como foi vetado o superpoder ao presidente da República, o que poderia acarretar em extinção de ministérios, órgãos, cargos e alteração de carreiras, inclusive para retirar atribuições.

O relatório mantém as funções de confiança exclusiva dos servidores de carreira, impedindo a criação de um milhão de cargos comissionados e determina que cabe ao Legislativo, e não ao Executivo, regulamentar a lei geral dos cargos comissionados.

A discussão do relatório ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro. A Frente Servir Brasil continuará empenhada para combater os pontos perigosos do texto do relatório, assim como tem feito desde o início. “A votação final será no dia 15 na Comissão Especial. A luta continua”, declara o presidente da Servir Brasil.

Leia o relatório completo clicando aqui. 

Fonte: Servir Brasil

Veja também

IMG-20240416-WA0009

Conselho aprecia regulamentação das carreiras no IPSEMG

Será apreciado no Conselho de Beneficiários do IPSEMG a regulamentação das atribuições específicas dos cargos ...