Home / notícias / Outubro Rosa: Campanha alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa: Campanha alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama

OUTUBRO ROSA

A Campanha Outubro Rosa acontece anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Existem vários tipos de câncer de mama e por esse motivo a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Ainda de acordo com o INCA, não existe uma causa única para o câncer, que é mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens).

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura, por isso é muito importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. A maior parte dos casos é descoberto pelas próprias pacientes.

Caso identifique alterações persistentes nas mamas, deve-se procurar imediatamente os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.

Com informações: INCA12

Veja também

calen

Censo Previdenciário: prazo para regularização termina na próxima semana

Os pensionistas do IPSEMG, aposentados ou afastados preliminarmente do Poder Executivo que ainda não realizaram o ...