Home / notícias / SISIPSEMG reúne com servidores para discutir demandas da categoria

SISIPSEMG reúne com servidores para discutir demandas da categoria

Nesta segunda-feira (14/2), a diretoria do SISIPSEMG realizou Assembleia Geral Extraordinária com os servidores do IPSEMG, no Auditório do Edifício MedCenter, para discutir a pauta geral e emergencial da categoria.

Na ocasião, a presidente do SISIPSEMG, Tieta, informou que houve um pedido por parte de alguns servidores do HGIP – após a convocação da Assembleia, para que a mesma fosse realizada no hospital. Diante disso, foi informado que será convocada uma nova Assembleia, no HGIP, para deliberar sobre a pauta e os próximos movimentos da categoria.

Em seguida, o Sindicato abordou os principais problemas enfrentados pelos servidores e informou que todas as demandas já estão sendo amplamente discutidas e cobradas do IPSEMG e do governo do Estado.

Foram apresentados também os principais itens da pauta de reivindicação da categoria, que inclui: o encaminhamento imediato do plano de carreira dos servidores à ALMG; realização de concursos públicos para todas as unidades; pagamentos das verbas retidas aos servidores ativos e aposentados; incorporação da ajuda de custo dos servidores da ativa (com reflexo nos aposentados); implementação da redução da carga horária de 40 para 30 horas; aumento da carga horária de 20 para 30 horas; reajuste salarial anual; alteração da portaria 23 (dos plantões); retorno do auxílio materno infantil; gratificação de urgência e emergência; ajuda de custo para os servidores do IPSM; e restabelecimento da gratificação de seguridade social para os servidores do IPSEMG e criação para os servidores do IPSM; entre outros pontos.

Foi informado também aos servidores o resultado da reunião sobre o concurso público no Instituto. De acordo com o governo, a previsão é que o edital seja divulgado a partir de julho. O Sindicato ressaltou que segue cobrando a ampliação no número de vagas e também a agilidade no processo.

A representante do Departamento Jurídico do Sindicato, Dra Carla Firmino, apresentou as principais ações do setor em defesa dos direitos da categoria, com destaques para os diversos êxitos em verbas retidas e auxílio materno infantil.

O Jurídico também prestou esclarecimentos sobre a Lei Complementar 173/2020, que proibiu pagamentos de benefícios ligados tempo de serviço, como  anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio. Os servidores também puderam esclarecer as dúvidas sobre o PLP 150/2020, aprovado no Senado, que devolve a  contagem de tempo de serviço aos servidores da saúde e  segurança.

Veja também

calen

Censo Previdenciário: prazo para regularização termina na próxima semana

Os pensionistas do IPSEMG, aposentados ou afastados preliminarmente do Poder Executivo que ainda não realizaram o ...