Home / notícias / Projeto de reajuste dos servidores do Executivo segue para votação definitiva

Projeto de reajuste dos servidores do Executivo segue para votação definitiva

Está pronto para ser apreciado, em 2º turno, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei (PL) 3.568/22, de autoria do governador, que originalmente concede revisão salarial de 10,06% para todos os servidores públicos civis e militares do Poder Executivo.

Na manhã desta quarta-feira (30/3), a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) aprovou parecer favorável ao texto na forma do substitutivo nº 1, apresentado pelo relator, deputado Hely Tarqüínio.

O substitutivo nº 1 havia sido distribuído em avulso (cópias), em reunião da FFO na noite dessa terça-feira (29/3). A esse texto, foram ainda apresentadas 51 propostas de emenda, de autoria de diversos deputados. Todas foram lidas durante a reunião, mas apenas duas delas foram acolhidas no parecer. A matéria agora está na pauta das Reuniões Ordinária e Extraordinária de Plenário desta quarta (30/3), às 14 e às 18 horas, respectivamente.

Substitutivo atende a demandas da saúde, segurança e educação

No substitutivo nº 1, foram incorporadas sugestões de parlamentares para a aplicação de novos índices de revisão salarial para servidores da saúde (em reconhecimento à atuação desses profissionais no combate à pandemia), da segurança pública (tendo em vista acordo firmado pelo Poder Executivo com a categoria) e da educação (levando-se em consideração o piso salarial nacional do magistério).

Saúde

A deputada Ana Paula Siqueira propôs índice de revisão salarial de 14%, adicionais ao previsto no projeto original, para as carreiras do grupo de atividades de saúde, o que foi acolhido no parecer.

Aplicação retroativa

A correção nos vencimentos do Executivo deve ser retroativa a 1º de janeiro deste ano para todas as categorias de servidores contempladas.O reajuste é extensível aos aposentados e aos pensionistas com direito à paridade.

Fonte: ALMG (com modificações)

Foto: Clarissa Barçante/ALMG

Veja também

37669684_1081264398709579_7169746266224590848_n

Projeto sobre o IPSEMG enviado pelo governo à ALMG enfraquece o Instituto e prejudica os servidores

Na última segunda-feira (15/4), o Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa de Minas ...