Home / notícias / Semana da Enfermagem 2022 – 12 a 20 de maio

Semana da Enfermagem 2022 – 12 a 20 de maio

Post Instagram - Dia Internacional da Enfermagem (1)

Nesta quinta-feira (12/5), tem início a Semana da Enfermagem, data instituída no país com o objetivo de homenagear a categoria e reforçar a importância destes profissionais para toda a sociedade.

Além de celebrar a enfermagem, ressaltamos que essa data deve ser, principalmente, um momento para que todos entendam a urgência de uma mobilização de toda a sociedade na luta por melhores condições de trabalho, salários dignos e uma jornada de trabalho justa.

Vale lembrar que após muita luta, a categoria teve recentemente uma conquista importante com a aprovação, no dia 4/5, na Câmara dos Deputados, do Projeto que a cria o piso salarial de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras (PL 2564/20).

O projeto aprovado define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento. Portanto, a mobilização precisa continuar para que possamos assegurar  que  o Projeto seja sancionado pelo  presidente da República.

O SISIPSEMG segue empenhando todos os esforços na luta por direitos e pela valorização de todos os profissionais de enfermagem.

Veja também

001519c9-e2d1-4ad2-90f3-2e23bd4abbf0

SISIPSEMG participa de manifestação do funcionalismo em Ouro Preto

Os servidores do IPSEMG participaram, neste domingo (21/4), Dia da Inconfidência Mineira, do movimento do ...