Home / notícias / Em Assembleia, servidores decidem suspender, temporariamente, a greve da categoria

Em Assembleia, servidores decidem suspender, temporariamente, a greve da categoria

unnamed-1

unnamed-2

Os servidores do IPSEMG deliberaram, em Assembleia Geral Ordinária no início da noite desta sexta-feira (30/9), pela suspensão, temporária, da greve da categoria. A decisão foi tomada pelos trabalhadores após a justiça de Minas declarar ilegal a greve dos servidores. A liminar, deferida pelo Desembargador Wander Marotta do cartório de Feitos Especiais do Tribunal de Justiça de MG, determinou o fim da greve em 24 horas sob multa de R$ 50 mil para cada dia de paralisação dos serviços a ser paga pelo sindicato. O Sindicato já recorreu da decisão e agendou, para segunda-feira (3/10), uma reunião para conversar com o Desembargador.

Reunião Cidade Administrativa

Na tarde de hoje, a diretoria do Sindicato, juntamente com um grupo de servidores, reuniu com a direção do IPSEMG e representantes do governo para obter um retorno a respeito dos itens da pauta de reivindicação da categoria. Em relação ao caso das ameaças feitas por acompanhantes de uma paciente aos servidores do 4° andar, o Dr. Evandro Nascimento, representante da Corregedoria Geral da Polícia Civil, informou que já encaminhou um memorando ao Chefe de Polícia, sugerindo a suspensão do porte de arma do servidor, mas que ainda está aguardando um retorno. Ele afirmou ainda, que o servidor será convocado para prestar depoimento sobre o caso, na próxima segunda-feira (3/10).

Já em relação à implementação do plano de carreiras – incluindo a redução da jornada de 40 para 30 horas, o governo propôs reinstalar o Grupo de Trabalho, marcar uma reunião – emergencial – entre os integrantes do governo para consolidar o que já foi feito e apresentar na próxima sexta-feira (7/10). Foi estipulado também um prazo até o dia 30  de outubro para concluir o que ainda falta no plano de carreiras. O Sindicato propôs que, paralelo a isso, durante esse período, sejam feitos os encaminhamentos dos trâmites legais necessários.

Sobre a situação na Gerência Odontológica, foi proposta a criação de um projeto para a reestruturação do setor. O IPSEMG também se comprometeu a suspender a contratação via MGS e realizar um processo de seleção simplificada, casado com um concurso.

Já em relação à demanda do vale alimentação dos servidores plantonistas, o governo garantiu o pagamento normal no mês de outubro, mas não deu garantias sobre o mês de novembro. No entanto, reconheceu que o não é correto retirar um direito já adquirido pelos servidores. Também foi informado que estão trabalhando com a possibilidade de manter o pagamento em cartão. Eles solicitaram também um prazo até a próxima sexta-feira para uma resposta sobre a questão.

Sobre a negociação dos dias de greve, o governo propôs que seja feita a compensação geral da greve, com a reposição dos dias parados.

O resultado da reunião é, certamente, uma conquista significativa diante de toda a luta da categoria nesses dias de greve.

Servidor, precisamos continuar firmes em nossa luta!

Veja também

IMG_4650

Vergonha! Proposta de reajuste do governo do Estado não atende necessidade dos servidores

O governo do Estado encaminhou, nessa quinta-feira (2/5), para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais ...