Home / notícias / Governo cria grupo para elaborar plano pela igualdade de gênero no trabalho

Governo cria grupo para elaborar plano pela igualdade de gênero no trabalho

Nessa terça-feira (12/9) a diretora do SISIPSEMG, Maria Abadia de Souza, participou, em Brasília, do lançamento do Grupo de Trabalho que discutirá a elaboração do Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens.

O grupo, coordenado pelo Ministério das Mulheres e pelo Ministério do Trabalho, debaterá não apenas a questão salarial e outros tipos de remuneração, mas os demais temas que envolvem a igualdade de gênero no mercado de trabalho, como ambiente de trabalho, oportunidades de ascensão profissional, divisão das responsabilidades no cuidado de crianças, idosos e pessoas incapacitadas e das tarefas domésticas, além de questões étnico-raciais.

“Para eliminar a disparidade salarial é preciso abordar todas as suas causas, desde normas culturais e práticas das empresas, até o ambiente político responsável por desenvolver as políticas públicas”, explicou Maria Abadia.

O objetivo do plano é estabelecer metas e ações concretas que promovam a autonomia econômica das mulheres, a redução da pobreza, o desenvolvimento social e a produtividade.

A iniciativa é mais um passo no processo de adequação do Brasil aos termos das Convenções 156 e 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que versam sobre igualdade de gênero no mundo do trabalho.

O primeiro passo foi dado em 1º de maio, quando o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional o PL da Igualdade Salarial, já aprovado e sancionado, e decretou a criação do Grupo de Trabalho lançado oficialmente nesta terça.

Fonte: CSB (com modificações)

Foto: CSB

Veja também

IMG-20240423-WA0023(1)

Em defesa do Instituto, servidores realizam abraço simbólico ao IPSEMG

Servidores do IPSEMG e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público de Minas Gerais, realizaram ...