Home / notícias / ESCLARECIMENTO IMPORTANTE

ESCLARECIMENTO IMPORTANTE

O SINDICATO DOS SERVIDORES DOS INSTITUTOS DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS – SISIPSEMG, por meio de sua Presidente, vem esclarecer alguns pontos abordados pelo Presidente do IPSEMG, Thiago Borges, no vídeo sobre a situação previdenciária do Estado, publicado nas redes sociais do Instituto.

É importante salientar que os “inativos” são os servidores aposentados e também pensionistas que cumpriram uma vida de devoção ao Instituto e contribuíram também de forma monetária para que pudessem se aposentar, fato que como bem dito é uma relação intergeracional.

Contudo, atualmente, pela ausência de concursos públicos e pelos milhares de contratos e recrutamento amplo – que diga-se de passagem não tem a contribuição recolhida para o IPSEMG, temos um volume maior de aposentados do que de ativos. No entanto, cabe ao Presidente um fortalecimento da categoria, e não mais um sucateamento, como ocorreu com o Funpemg, a título de exemplo.

Portanto, o Presidente deve pensar em maneiras de fortalecer o Instituto e seus servidores, de modo que quando a previdência se encontrar superavitária não haja um deslocamento de recursos, além de garantir que os servidores se sintam acolhidos no momento da aposentadoria. Também é preciso manter um volume de concursos que possibilite a entrada de servidores no Instituto, situação que há muito não acontece.

É preciso um olhar crítico ao cenário atual, um olhar razoável e que corresponda à realidade e não apenas aos números de ativos e inativos. É preciso entender os porquês, e somente após isso manifestar sobre hipóteses de como agir.

Atenciosamente,

Antonieta de Cássia Dorledo de Faria
Presidente SISIPSEMG

Veja também

IMG-20240423-WA0023(1)

Em defesa do Instituto, servidores realizam abraço simbólico ao IPSEMG

Servidores do IPSEMG e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público de Minas Gerais, realizaram ...