Home / notícias / SISIPSEMG e servidores unidos na defesa da saúde no Ipsemg

SISIPSEMG e servidores unidos na defesa da saúde no Ipsemg


A diretoria do SISIPSEMG, juntamente com vários servidores, compareceram à Audiência Pública que debateu os rumos da saúde no Ipsemg nessa quarta-feira (9/5), na ALMG. Na ocasião, foram anunciados alguns planejamentos para o ano de 2012 no Instituto, tais como cobrança de coparticipação em consultas, exames e demais procedimentos médicos dos beneficiários, regulamentação da prestação dos serviços, realização de concurso e ampliação da rede de atendimento.

O Sindicato dos Servidores do Ipsemg verificou alguns pontos divergentes na discussão sobre o modelo de assistência à saúde do instituto.  Um dos pontos discutidos e preocupante para a diretoria do Sindicato, é que a cobrança da coparticipação comprometa o orçamento dos servidores e submeta o plano a ser gerido como um plano de saúde privado, deixando de ser o modelo que atenda as necessidades dos servidores.

O SISIPSEMG, na luta em defesa do IPSEMG, acompanha as negociações e acredita que a coparticipação deve ser discutida com os servidores e suas entidades representativas, o que deverá ocorrer a partir de agosto. É preciso que todas as decisões a serem tomadas beneficiem o IPSEMG, mas principalmente os servidores.

Outro ponto discutido na audiência, é a regulação do Ipsemg pela Agência Nacional de Saúde (ANS), o que pode tornar a manutenção da assistência à saúde dos servidores estaduais mais onerosa ou até inviável. Isso pode ocorrer devido ao alto valor a ser investido para cumprir as exigências da ANS. A maior preocupação é que o plano de autogestão do IPSEMG aos poucos tome rumos de plano privado. 

Algumas dificuldades são enfrentadas pelo Instituto, tais como a falta de especialidades médicas, a demora para marcar consultas e retornos, as filas para autorização dos procedimentos, porém todos eles têm solução, é preciso adotar medidas para fortalecimento do instituto, e não usar os problemas para acabar com a instituição. Uma das saídas sugeridas durante a audiência é de que o Executivo repasse mais recursos para a para a promoção do bem-estar do servidor com ampliação e melhora na rede de atendimento, por meio de concursos para mais médicos e servidores efetivos.

Para a diretora administrativa do SISIPSEMG, Andrea Mirra, a audiência, como todo espaço para o debate foi muito importante nas discussões acerca da formatação, estruturação e dívida do IPSEMG. “O Ipsemg é patrimônio dos servidores, somos a favor fortalecimento e das melhorias de condições de atendimento no Instituto e reativação de agências.”, avalia Andréa.

A Presidente do SISIPSEMG, Antonieta Dorledo, participou da discussão e avalia a reunião como positiva. “É importante que sejam discutidas as melhorias no IPSEMG, o que não pode acontecer é que esse debate e principalmente as decisões ocorram sem a participação dos servidores. A audiência mostrou que os servidores estão unidos e que a defesa do IPSEMG está acima de qualquer embate político-partidário. Parabenizamos  a todos que foram defender com muita garra, o nosso plano de saúde.”, disse Antonieta.


Veja também

IMG-20240423-WA0023(1)

Em defesa do Instituto, servidores realizam abraço simbólico ao IPSEMG

Servidores do IPSEMG e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público de Minas Gerais, realizaram ...