Home / notícias / Administração Pública adia análise do Regime de Recuperação Fiscal

Administração Pública adia análise do Regime de Recuperação Fiscal

Ficou para esta quarta-feira (8/11), às 9h30, a análise pela Comissão de Administração Pública do Projeto de Lei (PL) 1.202/19, que autoriza a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Em reunião nesta terça (7/11), após embates e obstrução, foi aprovado requerimento retirando de pauta todas as proposições.

De autoria do governador Romeu Zema, o PL 1.202/19 visa à renegociação de dívidas com a União, calculadas em aproximadamente R$156 bilhões. Segundo a proposta, o RRF terá vigência de nove anos, período durante o qual o governo terá que implementar uma série de medidas para alcançar o equilíbrio fiscal e financeiro.

Os deputados da comissão contrários ao RRF, Beatriz Cerqueira, Professor Cleiton e Sargento Rodrigues, usaram recursos regimentais para obstruir a reunião de hoje e criticaram a proposta do governo por, segundo eles, não conter todos os dados necessários à sua análise. Também reforçaram as ameaças de danos à prestação dos serviços públicos e aos servidores.

O líder do governo, deputado João Magalhães, informou que as questões levantadas por Beatriz Cerqueira e encaminhadas durante audiência com os secretários de Estado de Fazenda e de Planejamento, em 24 de outubro último, serão enviadas à ALMG ainda nesta terça  ou, no máximo, até amanhã .

Diante disso, a deputada – e também Doutor Jean Freire – solicitaram o adiamento da reunião até a chegada das informações. O pedido foi endossado por um coro de servidores que acompanharam a votação e seguiram em manifestação durante toda a tarde. Questões regimentais acabaram levando à retirada de pauta dos projetos.

Manifestação

Dezenas de servidores, de diversas categorias, se reuniram na ALMG, na tarde desta terça, em manifestação contra o RRF. Eles acompanharam a reunião e se manifestaram com palavras de ordem. Beatriz Cerqueira anunciou uma nova audiência sobre o tema, na próxima terça (14/11), às 14h30. Já Sargento Rodrigues conclamou os servidores a participarem do debate e a se manterem vigilantes.

Veja também

IMG-20240423-WA0023(1)

Em defesa do Instituto, servidores realizam abraço simbólico ao IPSEMG

Servidores do IPSEMG e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público de Minas Gerais, realizaram ...