Home / notícias / Último mês para realizar o Censo Cadastral Previdenciário

Último mês para realizar o Censo Cadastral Previdenciário

Com prazo de encerramento em 15 de dezembro de 2023, pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), servidores efetivos ativos e aposentados do Poder Executivo do Estado, vinculados ou não à assistência à saúde do Instituto, devem realizar o Censo Cadastral Previdenciário que está disponível on-line, no site do Ipsemg (www.ipsemg.mg.gov.br).

De acordo com o Instituto, mais de 91 mil pessoas ainda não realizaram Censo, que é obrigatório.

A  ausência de realização do Censo dentro do prazo estabelecido pode acarretar na suspensão temporária do pagamento do benefício aos pensionistas e servidores inativos, e em medidas administrativas para os servidores ativos.

Orientações e mais opções para fazer o Censo

Para fazer o Censo, o servidor ou pensionista deverá acessar o sistema informando seu CPF e inserindo a senha de acesso ao Portal do Servidor (consulta contracheque) ou senha do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Aqueles beneficiários que não possuírem senha, devem fazer um cadastro prévio no sistema.

Para aqueles com dificuldade no acesso à internet, é possível realizar o Censo Previdenciário presencialmente em qualquer unidade Regional do Ipsemg. Para isso, os interessados deverão realizar o agendamento prévio pelo portal de serviços do Governo de Minas (https://www.mg.gov.br), ou MG App.

Os servidores aposentados podem, ainda, comparecer à unidade de Recursos Humanos do órgão ou da entidade de lotação. Os servidores da Secretaria de Educação (SEE) podem também realizar o recenseamento nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e nas escolas estaduais.

Veja também

IMG-20240423-WA0023(1)

Em defesa do Instituto, servidores realizam abraço simbólico ao IPSEMG

Servidores do IPSEMG e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público de Minas Gerais, realizaram ...