Home / Destaques / FRENTE EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO REÚNE COM PRESIDENTE DO SENADO

FRENTE EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO REÚNE COM PRESIDENTE DO SENADO

IMG-20231220-WA0001

Nessa terça-feira (19/12), a presidente do SISIPSEMG, Tieta, participou da reunião da Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos com o presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, para discutir alternativas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).  Na ocasião, os sindicatos entregaram ao parlamentar uma proposta com melhorias ao texto apresentado por ele ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em novembro, o Senador e o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite, apresentaram ao presidente Lula uma proposta para renegociar a dívida de Minas com a União. A proposta sugere, por exemplo, a federalização da Cemig, da Codemig e da Copasa. Como contrapartida, a União abateria o valor de mercado das estatais dos R$ 156,57 bilhões. O Estado também teria que ceder à União o crédito a que terá direito do acordo de reparação do rompimento da barragem da Mina do Fundão, em Mariana, em 2015.

Na reunião, os sindicatos solicitaram, ainda, a Pacheco uma participação ativa em todo o processo de negociação da dívida, buscando garantir os interesses do estado e dos cidadãos mineiros.

O presidente do Congresso Nacional recebeu bem a solicitação das entidades e garantiu que novas reuniões com a Frente serão realizadas. O parlamentar também se comprometeu a empregar esforços para agendar uma reunião com a Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Economia que lida diretamente com as dívidas dos Estados. Essa reunião seria, inclusive, com a participação do movimento sindical.

A Frente, da qual o SISIPSEMG faz parte, é composta por entidades representantes de diversas categorias do serviço público de Minas Gerais.

IMG-20231220-WA0000(1)

Com informações: SINJUS/MG

Fotos: Pedro Gontijo / Presidência Senado

Veja também

IMG_4650

Vergonha! Proposta de reajuste do governo do Estado não atende necessidade dos servidores

O governo do Estado encaminhou, nessa quinta-feira (2/5), para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais ...