Home / notícias / Votação de parecer sobre adesão de Minas Gerais ao RRF é adiada mais uma vez

Votação de parecer sobre adesão de Minas Gerais ao RRF é adiada mais uma vez

A mobilização constante dos servidores e o trabalho dos deputados da oposição adiaram, mais uma vez, nesta segunda-feira (13/11), a votação do PL 1.202/19, que trata a adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

A diretoria do SISIPSEMG acompanhou a reunião da Comissão de Administração Pública, na Assembleia, juntamente com representantes de diversos sindicatos do funcionalismo mineiro.

Foram quase oito horas de discussões, e diante da falta de acordo entre os parlamentares, um nova reunião foi marcada para esta terça-feira (14/11), às 18 horas, no Plenarinho IV da ALMG.

O projeto de autoria do governador Romeu Zema, visa à renegociação de dívidas com a União, calculadas em aproximadamente R$ 156 bilhões.

De acordo com a proposta, o RRF terá vigência de nove anos, período no qual o governo terá que implementar uma série de medidas para alcançar o equilíbrio fiscal e financeiro.

Entre os principais prejuízos da adesão do Estado ao RRF, estão o congelamento de salários e comprometimento na prestação de serviços públicos, que precisariam se adequar a um teto de gastos. Além disso, o RRF não irá solucionar o problema da dívida de Minas com a União, já que esta continuará  aumentando ao longo dos anos da vigência do regime.

Os deputados defendem, ainda, que o governo estadual tente articular com a União a repactuação do pagamento da dívida em melhores condições que não penalizem tanto o Estado.

Com informações: ALMG

Foto: ALMG

Veja também

IMG-20240423-WA0023(1)

Em defesa do Instituto, servidores realizam abraço simbólico ao IPSEMG

Servidores do IPSEMG e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público de Minas Gerais, realizaram ...